Turismo

As melhores trilhas do Brasil #2 – Pedra Bonita – RJ

Se você está visitando o Rio de Janeiro, uma das trilhas mais recomendadas é a da Pedra Bonita, que fica entre os bairros da Barra da Tijuca e São Conrado.  Trata-se de uma trilha indicada para os iniciantes, pois é bem curta, não precisa de guia e tem uma caminhada leve de aproximadamente 30 minutos até o topo.

A rampa de Voo

Antes de iniciar a trilha, você pode dar uma passadinha para conhecer a famosa rampa de voo livre, uma das mais bonitas do Brasil, e aproveitar para assistir os saltos de asa delta e parapente.

A placa que sinaliza a entrada do estacionamento para a rampa de voo (Foto: Cris Campos)

Se estiver sobrando coragem, você pode ainda contratar um voo com instrutores credenciados pra conhecer a cidade lá do alto. Os voos custam uma média de 450 a 500 reais por pessoa e podem ser adquiridos ali mesmo, basta chegar.

É possível agendar um voo com instrutores credenciados  (Foto: Cris Campos)

 

Visual da rampa de voo livre (Foto: Cris Campos)

A entrada da trilha fica em uma guarita à direita, antes do estacionamento da pista de voo e, como eu falei anteriormente, nem precisa de guia, pois só há um único caminho para alcançar o topo da Pedra e não tem como se perder.

Essa trilha é também muito frequentada por equipes de corredores de montanha, os chamados “trail runners”, que aproveitam para fazer ali seus treinamentos, então se você for bem cedo, muito provavelmente vai passar por eles.

O topo

Após mais ou menos 30 minutos de caminhada, você chega ao topo da Pedra Bonita e vai ter a incrível surpresa de admirar umas das vistas mais deslumbrantes da cidade.

Mesmo sendo carioca e estar acostumada a ver belas paisagens por todo o Rio de Janeiro, quando chego ao topo da Pedra Bonita, ainda me emociono e o efeito “uaaaaaaauuuu!” é inevitável. Só indo lá pra saber.

A vista do topo da Pedra Bonita (Foto: Cris Campos)

Continuando a caminhada pelo topo, você vai avistar a Pédra da Gávea e a chamada “Cabeça do Imperador” que fica exatamente de frente para a Pedra bonita e que tem o formato do rosto de um homem, também chamado de “O rosto do imperador” ou “A cara do Gigante”, que parece estar sério… e te encarando… É ou não é?

Platô no topo na Pedra Bonita (Foto: Cris Campos)
A Pedra da Gávea (Foto: Cris Campos)

 

Há ainda os aventureiros mais radicais, que preferem descer a Pedra Bonita de rapel. E aí vai encarar?

Rapel na Pedra Bonita (Foto: Cris Campos)

Como chegar?

Para chegar na trilha você pode pegar qualquer ônibus que vá para São Conrado e depois pegar o ônibus 448 que faz o trajeto Macaraí x São Conrado, solicitando ao motorista para ficar no estacionamento da Pista de voo Livre, mas se você for de carro chegue cedo, pois o estacionamento lota rápido e demora a ter vagas disponíveis novamente.

Que tal aproveitar o próximo final de semana pra se surpreender com o visual mais bonito do Rio de Janeiro e estrear nas trilhas? Bora lá?

Bora lá? (Foto: Cris Campos)

 

Gostou? Aproveita pra compartilha esse post com os amigos e já fazer o convite!

 

Carioca, Leonina, analista de sistemas por profissão e viajante de coração. Cidadã do mundo apaixonada por cultura, gastronomia, trilhas e viagens. Escrevo para inspirar as pessoas a viajar e descobrir esse nosso mundão repleto de aventuras! Vem de carona comigo!