Agência DCPM
19 de fevereiro de 2018

As melhores trilhas do Brasil #1 – Chapada Imperial – DF

 

As trilhas são uma excelente opção para incluir no seu próximo roteiro de viagem, pois além de proporcionarem mais contato com a natureza e com a cultura local, te levam para conhecer lugares não muito explorados pelos turistas e que geralmente nos reservam as melhores experiências.

Nesse primeiro post da série que vai mostrar as melhores trilhas do Brasil, selecionamos uma trilha com dificuldade variando de leve a moderada e que pode ser a aventura perfeita para a sua próxima viagem. Vamos lá?

Chapada Imperial

A reserva ecológica da Chapada Imperial fica a aproximadamente 50km de Brasília e é uma excelente opção para quem quer curtir um dia maravilhoso de contato com natureza.

O lugar oferece 3 tipos de trilhas para você escolher de acordo com a sua sede de aventura, que pode ser a curta, a média e a longa, sobre as quais vamos falar mais à frente.

Antes de iniciar a trilha escolhida, você é convidado a assistir uma palestra sobre a reserva ecológica, suas trilhas e cachoeiras, a fauna e flora típicas da região e sobre o trabalho de preservação ambiental que é desenvolvido ali, através do projeto Bicho Livre, apoiado pelo IBAMA, que faz a reintrodução na natureza de espécies que viviam em cativeiro ou foram vítimas de tráfico, como araras, bichos-preguiça, jabotis e felinos de pequeno porte.

Trilha Curta

Para os iniciantes, a reserva oferece a trilha curta, que tem aproximadamente 1km e pode ser percorrida em 1 hora e meia de caminhada, visitando 3 poços, 4 cachoeiras e 2 mirantes, sendo assim, pode ser feita por qualquer pessoa.

Mesmo sendo uma trilha curta, o contato com a natureza proporciona uma experiência única.

Um dos belos mirantes que encontramos durante a caminhada, com visão privilegiada para o vale da Chapada Imperial.

Durante o percurso há diversas pontes de madeira visando facilitar o acesso e preservar a trilha da erosão.

Trilha média

Há também a opção de percorrer a trilha média, que nos leva por 3km de caminhada com aproximadamente 3 horas e meia de duração, visitando 15 belas cachoeiras, com paradas para banho.

Durante todo o caminho, os guias nos fornecem informações sobre os animais que são normalmente encontrados nas trilhas e sobre a diversidade da vegetação do cerrado.

 

Trilha longa

Você pode também optar pela trilha longa, que é recomendada para quem realmente está com disposição para andar um pouco mais, pois são 4 km de trilha pra percorrer em aproximadamente 4 horas e meia de caminhada, mas que depende muito das pessoas que estiverem no grupo, pois muitas demoram mais no banho de cachoeira, tirando fotos ou explorando a região ao redor, no entanto, é possível dizer que até mesmo essa trilha mais longa não chega a ser exaustiva e vale muito a pena, pois são visitadas as cachoeiras mais bonitas da região, das quais é possível inclusive saltar de uma certa altura, isso claro para os mais trilheiros mais corajosos.

Antes de qualquer turista se aventurar a pular lá de cima, os guias dão todas as orientações de segurança e depois basta reunir toda a sua coragem e colocar à prova seu espírito aventureiro!

Já pensou pular ali de cima? Dá só uma olhada!

Essa é a cachoeira Rainha, a mais bela de toda a reserva.

Os poços das cachoeiras são de água cristalina, bem rasinhos e ótimos para banho.

No final da trilha, um caminhão pau-de-arara leva os visitantes de volta para a sede da reserva ecológica, onde é servido um almoço tipicamente goiano feito no fogão de lenha, com direito a feijão tropeiro, farofa, galinhada, arroz carreteiro, carne de porco e sobremesas caseiras deliciosas, sendo tudo já incluído no preço (bebidas vendidas a parte).

Depois do almoço você pode relaxar em uma das muitas redes convenientemente instaladas pertinho do restaurante. Ê vidão hein!

É possível também ver alguns animais que estáo em processo de adaptação para voltar à natureza, como essa linda arara canindé!

A sede do parque ecológico também conta com uma boa infraestrutura para o visitante que, além do restaurante bem amplo com enormes mesas que acomodam famílias inteiras, tem também parquinho para as crianças menores, banheiros confortáveis com vestiários para você tomar banho depois das trilhas, uma pequena tirolesa, um circuito de arvorismo e uma lojinha de conveniência que vende alguns ítens básicos que a gente sempre acaba esquecendo, como repelente, água, protetor solar, entre outros.

Como chegar?

Somente de carro particular é possível chegar na Reserva Ecológica Chapada Imperial e as visitas, que são todas guiadas, devem ser agendadas com atencedência, pois trata-se de uma área de proteção ambiental e há a obrigatoriedade de um limite de visitantes por dia.

Acesse o site da Reserva Ecológica Chapada Imperial clique aqui e lá é possível encontrar informações atualizadas sobre o projeto, atrações, mapas e valores.

 

Gostou? Então tem mais!

Na parte II do post, voltaremos com as dicas espertas de outras cinco trilhas incríveis, que com certeza você vai querer incluir em seu próximo roteiro de viagem pelo Brasil!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as mais belas trilhas brasileiras para incluir no seu roteiro, aproveita pra compartilhar esse post com os amigos!

E aí? já escolheu a sua próxima aventura?

Classificado como: