As 10 coleções de viagem que inspiram! O que você coleciona?

Colecionamos momentos e mais algumas coisinhas também… não é?

Viajamos para descobrir o mundo, ver belas paisagens, ter novas experiências, conhecer pessoas e, principalmente, colecionar momentos que vão nos acompanhar por toda a vida, para isso, abrimos mão de fazer poupança, comprar roupas novas e até trocar de carro.

Qual viajante frequente já não escutou aquelas famosas frases como, você vive viajando! Você deveria viajar menos e tratar de comprar um apartamento! Blá, blá, blá!

Eu sei, eu sei… para a maioria das pessoas é difícil entender essa nossa paixão, afinal, nos orgulhamos de seguir o lema “Colecione momentos, não coisas”, mas não! Espera um pouco…

Quem nunca se sentiu tentado a comprar lembranças de viagem?

Os viajantes normalmente são desapegados, mas alguns de nós também têm paixão por colecionar todo tipo de coisas que trazemos de nossas viagens. É interessante olhar para algum objeto e ele te fazer lembrar de como você foi feliz naquele lugar, ou quando provou uma comida diferente pela primeira vez, ou até mesmo para lembrar de uma amizade nova pelo caminho. Os objetos que trazemos de viagem acabam se tornando uma espécie de materialização daquela lembrança. Será isso?

Mas o que a galera viajante coleciona?

São miniaturas, camisetas, bonés, garrafas de bebidas, rolhas de vinho, abridores de garrafas, pratos decorativos e até enfeites de natal. Você já viu aquelas lojas “Christmas all Year long”? Pois é, elas vendem enfeites de natal o ano todo e quando chega a época, o viajante monta a sua árvore todo orgulhoso dos lugares onde já esteve, todos ali penduradinhos.

Algumas coleções são também apenas afetivas, tais como fotos, dedicatórias em diários de viagem, areia, conchinhas, pedras ou folhas do lugar visitado. Há quem diga também colecionar apenas amigos, boas lembranças e carimbos no passaporte.

Depois de conversar com alguns viajantes, fizemos uma lista dos objetos que são os mais colecionados, para te mostrar o que o povo viajante coleciona. Vamos lá?

1) Imãs de geladeira

Imagina acordar pela manhã e, antes de abrir a geladeira, olhar para um dos seus imãs lembrando de uma coisa boa daquela viagem? Demais né?

Olha só essa geladeira! Mais algum tempo e não vai haver espaço para tantos imãs, mas com certeza as lembranças ficarão pra sempre “grudadas” na memória desse colecionador.

(Foto: Cris Campos)

2) Souvenirs clássicos

Dentre os souvenirs clássicos, encontramos miniaturas dos monumentos símbolos dos lugares visitados, como a Torre Eiffel, estátua da Liberdade, o Coliseu, o Cristo Redentor e outros. Tem também os famosos copinhos de shot, as garrafinhas com o nome escrito na areia, os globos de neve, que podem ser vistos até em lugares em que sequer neva, como em Buenos Aires por exemplo.

(Foto: Cris Campos)

Os souvenirs são clássicos e nunca saem de moda! Quem nunca?

3) Tampinhas de cerveja

Tomou uma cervejinha em um pub na Irlanda? Foi na OktoberFest na Alemanha? Guarda também a tampinha! Olha essa coleção super colorida e toda organizada.

Caramba! você bebe hein!?

(Foto: Guilherme Eisfeld)

4) Chaveiros

Chaveiros não servem só pra dar de presente para os parentes, né? Vamos combinar que eles merecem ser colecionados também.

Em todo lugar podemos encontrar chaveiros, que são bem baratinhos, fáceis de tranportar e não ocupam espaço em casa.

(Foto: Guilherme Eisfeld)

5) Copos e canecas

Em vários bares e restaurantes, encontramos sempre aquele drink que vem com o copo de brinde na promoção, então muitos viajantes aproveitam a deixa e levam todos para casa.

Você já tomou a Butter Beer no Wizard World of Harry Potter ou o drink Hurricane no Hard Rock Café?

Quem consegue resistir? Tenho certeza que você tem pelo menos uma dessas! confessa! (Foto: Cris Campos)

A coleção que nós mais encontramos entre os viajantes é a de canecas, uma campeã! Em todo lugar você consegue comprar uma.

(Foto: Cris Campos)

É bem difícil colecionar canecas, porque por mais que você embrulhe direitinho, algumas sempre acabam chegando quebradas em casa, para desespero total do colecionador!

6) Cangas de praia

Que tal então colecionar cangas de praia dos lugares visitados?

Em destinos de praia, as cangas são sem dúvidas as mais colecionadas pelas mulheres viajantes, pois têm várias utilidades e quebram um galho danado! Podem ser usadas para enxugar, forrar o chão, proteger do sol ou do frio. Só vi vantagens!

(Foto: Thalita Figueiredo)

7) Bandeirinhas dos países visitados

Os viajantes que fazem essa coleção geralmente são mochileiros, conhecidos por levarem apenas o absolutamente necessário, ou seja, somente o que cabe na mochila.

As bandeirinhas são costuradas na mochila, que é a companheira de aventura inseparável e, em alguns casos, é tanto amor que algumas mochilas têm até nome. Essa da foto se chama Jurema e pertence ao nosso colunista Guilherme Eisfeld.

Olha aí a Jurema!                                                                                                                                                                                                                     (Foto: Guilherme Eisfeld)

8) Notas de compra, tickets de entrada e mapa

Há viajantes que gostam de guardar os tickets de entradas nas atrações, notas das compras feitas em lojas e supermercados, bilhetes de metrô, passes de ônibus, tickets de trêm e todo o tipo de documento que te faz lembrar aquele dia da viagem.

O interessante é que muitas pessoas organizam esses documentos e emolduram em um quadro, pois assim podem pendurar na parede as lembranças  das viagens que fizeram, que rendem altos papos com os amigos quando recebem visitas. Bacana, né?

(Foto: Cris Campos)

Outros preferem guardar os panfletos informativos, guias ou mapas que utilizaram durante a viagem.

(Foto: Cris Campos)

9) Cédulas e moedas

Quando você passa por um outro país, mesmo que só por alguns dias, é quase impossível não ficar com algum troco na moeda local, então aproveitando a carona nessa desculpa, nasceram as coleções de cédulas e moedas.

Ué… Quem coleciona uma cédula de 100 dólares! Eu viajava era amanhã mesmo! (Foto: Cris Campos)
(Foto: Jeferson Vechi)

10) Cartões postais

Cartões postais já foram a principal lembrança de viagem enviada pelo correio para quem ficou esperando em casa, porém como agora só usamos a internet para nos comunicarmos, ele acabou caindo em desuso. Os viajantes que são raíz e mais saudosistas, ainda compram e enviam cartões postais pelo correio.

Esses cartões postais são colecionados e, muitas vezes, passados de geração para geração de viajantes na família. A coleção abaixo foi sendo  montada à partir de cartões recebidos de parentes pelo correio. Não é linda?

(Foto: Jeferson Vechi)
(Foto: Jefferson Vechi)

11) Sombreros

Não! Aí também não, né gente? Colecionar sombreros já é demais! Aonde você vai guardar isso?

(Fonte: Giphy)

E a sua coleção?

E aí viajante, alguma dessas coleções te inspirou? Já pode começar a sua!

Se você já tem uma coleção ou tem um amigo que coleciona alguma coisa muito doida, contra pra gente nos comentários!

Aproveita para compartilhar esse post lá no Facebook e marcar os amigos que piram numa coleção!

Cris Campos

Carioca, Leonina, analista de sistemas por profissão e viajante de coração. Cidadã do mundo apaixonada por cultura, gastronomia, trilhas e viagens. Escrevo para inspirar as pessoas a viajar e descobrir esse nosso mundão repleto de aventuras! Vem de carona comigo!