20 Curiosidades sobre a Europa

Europa é um continente situado no hemisfério norte do globo terrestre. Ao norte do continente europeu situa-se o Oceano Glacial Ártico; ao sul os mares Mediterrâneo, Negro e Cáspio, a leste os Montes Urais e a oeste o Oceano Atlântico.

  1. A Europa possui mais de 738 milhões de habitantes, distribuídos em seus 50 países e falando mais de 60 línguas, entre idiomas oficiais e dialetos.
  2. Eurásia tem 5 bilhões de pessoas, 70% de toda a população do planeta
  3. Graças ao Acordo Schengen os voos entre 25 países da Europa não possuem controle de fronteiras. Isso quer dizer que são considerados voos domésticos e que você não vai ganhar um carimbo no passaporte ao ir de um para o outro.



  4. Os países do Acordo Schengen não são necessariamente os mesmos da União Europeia nem da Zona do Euro. Tem país da Europa que faz parte de um acordo, de dois, de três ou de nenhum deles.
  5. Desde 2002 a moeda Euro possui cotação superior ao Dólar.
  6. O menor país da Europa (e do mundo!) é o Vaticano, com menos de meio quilômetro quadrado, pouco mais de 800 habitantes e dois idiomas oficiais (Latim e Italiano).
  7. O maior país da Europa (e do mundo!) é a Rússia. A maior parte da população mora na parte europeia, mas a maior parte do país fica no continente asiático. A capital Moscou fica na Europa.



  8. Apesar de ser considerada um continente, na verdade a Europa seria uma península da Eurásia. Esse conceito de continente é um tanto polêmico.
  9. A Noruega sozinha possui mais de 150 mil ilhas, em seu litoral incrivelmente recortado (e lindo!).
  10. O continente europeu divide 7 nações com a Ásia, sendo chamados de nações transcontinentais. São eles: a Turquia, a Rússia, o Chipre, a Armênia, o Cazaquistão, o Azerbaijão e a Geórgia.
  11. O país mais rico da Europa é Luxemburgo e o mais pobre é a Moldávia (país entre a Romênia e a Ucrânia).
  12. A França foi o país que mais recebeu turistas em 2014, segundo o relatório publicado em 2015 publicado pela UNWTO – World Tourism Organization (Organização do Turismo Mundial). O relatório com os dados de 2015 ainda não foi divulgado.
  13. A Suécia foi o primeiro país da Europa a imprimir dinheiro em notas.



  14. Em média, um voo decola a cada 2 minutos do aeroporto de Heathrow, o maior da Europa, com cerca de 1.290 voos diários.
  15. As cidades que recebem o maior número de visitantes na Europa são: Londres, Paris, Istambul, Barcelona e Amsterdã, sendo que esta última recebe cerca de 3 turistas para cada habitante da cidade.
  16. Istambul é o destino turístico que mais cresce na Europa.
  17. O famoso bacalhau do Porto é, na verdade, pescado no litoral da Noruega.
  18. Na Alemanha existem mais de 5 mil marcas de cerveja, 1200 tipos de pães e 1500 tipos de salsicha. Não vai faltar cachorro quente com cerveja!
  19. A Suíça possui quatro línguas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche. O alemão é a língua com maior número de falantes (62% da população) e o romanche, a que possui o menor número (menos de 1%).
  20. O sobrenome Silva, tão comum no nosso país, tem origem em Portugal, que usava essa palavra para denominar os habitantes de matas e florestas (“Silva” significa “Selva”, em Latim).



Fonte: Inda vou lá

Rafael Salvi

Aguaiano, 25 anos, amante do mundo e da natureza, mochileiro de coração e criador do De Carona Pelo Mundo e do Salvi este Diário. Gosta de séries, cinema, animes, jogos, tatuagens e esportes radicais. Estuda empreendedorismo e gestão empresarial, tem como meta colocar o DCPM nos maiores blogs de viagem do Brasil!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.